O sistema, que incorpora conhecimentos avançados e inovadores em pesquisas nas áreas de produção animal e modelagem matemática, foi desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com as empresas AgroSol e Bellman Nutrição Animal.
A tecnologia oferece recursos para simulação e prognóstico de desempenho da produção, comparação do efeito de mudanças gerenciais e adoção de tecnologias, além da otimização de dietas. Também possui uma série de bibliotecas de dados, modelos matemáticos de processos biológicos e aplicativos auxiliares que facilitam as análises do sistema de produção.
“É um sistema versátil que permite que as análises complementares não incorporadas ao programa possam ser realizadas facilmente”, explica o pesquisador Luís Gustavo Barioni da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP). Para isso, o Invernada possibilita a exportação de dados para planilhas eletrônicas, pacotes estatísticos e softwares diversos.
“O que ele faz é colocar, nas pontas dos dedos do usuário, um monte de informação técnica e científica complicada, sendo um excelente transferidor de tecnologia, colaborando também no direcionamento da pesquisa”, troca em miúdos o pesquisador Sérgio Raposo da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande).
Segundo Raposo, “se o programa sempre superestima o ganho em pastagem, por exemplo, pode ser porque o gasto extra de energia por pastejo dos animais não esteja sendo adequadamente atribuído e, assim, indica que precisamos desenvolver estudos para tentar medir isso”.
Com relação à simulação e prognóstico de desempenho, o sistema faz análises do balanço hídrico do solo, crescimento e composição fracional da pastagem (folha, haste e material morto), pastejo seletivo, ingestão de matéria seca, crescimento e composição corporal dos animais.
Por meio de modelos matemáticos, o software estima, de forma realista, o efeito de modificações ocorridas em diversas variáveis sob controle gerencial sobre o desempenho do sistema de produção. O impacto de alterações em variáveis como clima e preços de alimentos, por exemplo, também poderá ser estimado. O usuário pode calcular, ainda, o efeito de mudanças nas datas de compra e venda de animais em um sistema pastoril.
Retirado do site: http://www.iepec.com
O Invernada incorpora otimizadores de dietas para apoio à decisão em sistemas de produção de bovinos de corte, permitindo formulação de custo mínimo da matéria seca e de lucro máximo (mínimo custo de produção). O software é um dos resultados do projeto de pesquisa Avisar (Avaliação dos impactos ambientais, econômicos e sociais dos sistemas de produção de bovinos de corte no Cerrado, na Amazônia e no Pantanal) desenvolvido por uma equipe de mais de cem pesquisadores, de 18 instituições.
O diretor de produto da Bellman, Marco Balsalobre, destaca o papel do Invernada nas tomadas de decisão do dia a dia e nas definições dos sistemas de produção, o que permite associar a melhor produtividade animal à maior rentabilidade do negócio.
“Com o software, é possível verificar o efeito da suplementação proteica e proteica-energética nos diferentes períodos do ano, tanto no desempenho dos animais como no efeito do aumento de lotação animal nas pastagens, e permite a simulação de dietas de maior rentabilidade e a avaliação do efeito de adubações nitrogenadas e, tudo isso, para diferentes regiões do Brasil”, detalha Balsalobre.
Após o lançamento, que vai ocorrer em 15 de março, na Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP) e na Embrapa Gado de Corte (Campo Grande) para apresentação a técnicos convidados e à imprensa, o sistema ficará disponível no site da Embrapa Informática Agropecuária. O desenvolvimento da tecnologia teve início na Embrapa Cerrados (Brasília), em 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário