Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Representantes de municípios atingidos pela estiagem no RS buscam ajuda do governo em Brasília

Falta água até mesmo para o consumo das famílias
Neste último dia 7, representantes dos municípios atingidos pela seca no RS tiveram encontro com lideranças do governo estadual. Na próxima semana, uma comitiva deve ir a Brasília buscar ajuda para amenizar prejuízos causados pela falta de chuva.
Problema este que já foi tema principal nesta primeira semana de 2011 no JN no AR. Vários municípios vem atravessando um período de estiagem, onde alguns produtores rurais estão com sementes guardadas, pois não tiveram oportunidade e condições apropriadas de solo para os cultivares. O setor leiteiro diminui a produção pela metade. O município de Aceguá que tem uma produção leiteira de 150 mil litros, a cada dia vem caindo mais e mais. Os produtores já estão pensando na produção de pastagens de inverno e perdendo a esperança em relação a pastagens de verão.
O estado do RS vive uma desvastadora seca que afeta pelo menos 26 municípios, onde campos sulinos sempre foram vistos como campos finos, de boa produção de pasto natural, por ter terras férteis naturalmente, hoje se vê campos brancos, queimados pelo sol, clamando por água.
O fenômeno climático La Niña acomente o estado do RS, fenômeno este que esfria as águas do Oceano Pacífico e reduz o volume de chuva no Sul do Brasil.
"O fenômeno La Niña deve continuar, no mínimo, durante todo o verão. Existe a possibilidade dele enfraquecer a partir do outono. Isso não significa que durante todo esse tempo não vai ter chuva. Mas existe sim uma tendência delas serem abaixo do normal", explicou o meteorologista do INPE Marcelo Seluchi.
O que resta para nós gaúchos é pedirmos à Deus que tenha piedade desses produtores calejados pela vida, que as perdas não sejam maiores e que volte a chover na região, mesmo contrariando fenômenos climáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário