Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Receita com exportações brasileiras de boi vivo aumenta 48% em 2010

Fonte: Portal do Agronegócio

O resultado foi beneficiado por uma alta de 18% no preço médio de venda que atingiu US$ 2.031 por tonelada. Em volume, os embarques cresceram 24%, para 642,7 mil cabeças.

A expansão é bem superior à média mundial. Segundo o Usda (Departamento de Agricultura dos EUA), foram exportados 4,5 milhões de cabeças por todos os produtores em 2010, alta de 3%.

Entre os três maiores exportadores mundiais o Brasil ocupa a quarta posição, dois reduziram os embarques: Canadá (queda de 35%) e Austrália (-4%). O México apresentou alta de 7%.

Assim, a participação do Brasil no comércio mundial subiu de 11%, em 2009, para 14%. Os embarques foram estimulados pela Venezuela, que recebeu 93% dos animais exportados pelo Brasil.

O rebanho da Venezuela tem encolhido e é insuficiente para atender à demanda dos frigoríficos, afirma a analista Maria Gabriela Tonini, da Scot Consultoria.

O curioso é que as exportações mantiveram a trajetória de alta dos últimos anos mesmo com a restrição na oferta de bois para abate no país, o que contribuiu para elevar os preços internamente.

Segundo Gabriela, a elevada margem de lucro que a atividade proporciona manteve o interesse dos frigoríficos nas exportações de boi vivo.

Além disso, esse ainda é um mercado pequeno e, por isso, não atrapalharia a relação entre oferta e demanda. As exportações de gado vivo equivalem a 4% do abate no Brasil, segundo a analista.

Retirado do site:
http://www.iepec.com

Um comentário:

  1. Carine,
    Achei muito bom o teu blog. Eu estou pensando seriamente em cursar zootecnia na UFPEL, gosto de animais e de campo. Onde tu te formou? Como está o mercado pra zootecnia?
    Deixo meu email para que possas responder: thg_luiz@hotmail.com

    Parabéns pelo blog!!!

    Thiago Souza

    ResponderExcluir