Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Dioxina

Dioxina é um composto orgânico, heterocíclico, antiaromático, com a fórmula C4H4O2. A dioxina é um solvente orgânico altamente tóxico, carcinogênico e teratogênico. Não existe apenas uma dioxina, mas sim, um grupo de compostos representados por dois anéis benzóicos, que estão conjuntamente ligados por duas pontes de oxigénio. A ultima ligação é responsável pelo nome (di =2, oxo= ligação de oxigénio).
As dioxinas podem ser produzidas naturalmente através dos fungos, tais como o fungo “bolor branco”.
As dioxinas podem entrar no ambiente sob diversas formas. Elas são destruídas lentamente pela luz solar, como também pelos bolores presentes no solo. Por isso encontram-se em grande parte e por muito tempo no nosso ambiente. Não são solúveis em água, mas são muito solúveis em gordura. A partir das cinzas, as dioxinas podem se encontrar nas plantas, como por exemplo na relva. Quando uma vaca ao pastar ingere quantidades significativas de relva as dioxinas presentes são armazenadas na gordura animal. A vaca excreta as dioxinas através do seu leite.
Praticamente toda a gordura animal contem quantidades pequenas de dioxinas. Em principio gorduras vegetais nao contem quaisquer dioxinas. Normalmente não existe perigo de ingestao de dioxinas, pois as quantidades ingeridas estao abaixo da quantidade maxima permitida.
A dioxina tem aparecido em várias formas como sendo um possível mutagenio e também um carcinogênio, em doses relativamente baixas, mas como para quase todas as substâncias possivelmente carcinogênicas a relação causal ainda não está provada.
É muito raro achar a causa exata do cancro, pois o processo de desenvolvimento do cancro é demorado. Portanto substâncias que causam cancro em animais são consideradas duvidosas tais como a dioxina. A dioxina também pode causar outros problemas, mas o fato de ser perigosa para os animais a nível de laboratório não implica, necessariamente, que terá o mesmo efeito nos humanos. Mesmo assim são vistas como sendo potenciais perigos. O problema com as dioxinas é que elas encontram-se apenas em quantias muito pequenas nos alimentos. Isto pode levar á exposição crônica, que pode vir a causar problemas a longo prazo. Por esta razão não é possível chegar a nenhuma relação direta de causa e efeito. Portanto substâncias desta espécie são definidas como sendo potenciais perigos. Devem ser tomadas as necessarias precauções para evitar qualquer entrada.
A dioxina é uma substância potencialmente perigosa, mas o seu efeito no corpo humano após a sua entrada não é previsível. Em prática o seu efeito pode diferir de nenhum ao possivel aparecimento de um cancro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário