Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

RS: Bagé discute papel das indicações geográficas na produção de carne bovina

Retirado do site: http://www.paginarural.com.br

Bagé/RS

A Associação dos Produtores de Carne do Pampa Gaúcho da Campanha Meridional (Apropampa), a Embrapa Pecuária Sul e a Alianza del Pastizal promovem o II Encontro Técnico da Apropampa para discutir o papel das Indicações Geográficas (IG) na produção de carne diferenciada e o retorno econômico que estas indicações proporcionam.

O evento está agendado para os dias 27 e 28 de maio, no auditório da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé. O objetivo do Encontro é divulgar a Indicação de Procedência da Carne do Pampa Gaúcho Meridional entre os produtores da região e fomentar a conquista de novas Indicações Geográficas em outras regiões do Rio Grande do Sul.

A primeira palestra, no dia 27, às 9h, trata das Indicações Geográficas como ferramenta de agregação de valor. O tema será abordado pelo consultor Fernando Schwank. Na sequência, o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Carlos Nabinger, fala sobre as bases de formação da Apropampa – raças, solo e vegetação. A primeira palestra da tarde traz como tema o histórico das raças, com o pesquisador Joal Brazzale Leal.

Na mesma tarde, o gerente de Sustentabilidade do Grupo Marfrig, Mathias Almeida, fala sobre a importância da sustentabilidade para o mercado de carne, e o pesquisador Fernando Cardoso faz uma abordagem sobre qualidade da carne associada às raças e ao sistema de alimentação.

As atividades continuam no sábado (28). Pela manhã, o pesquisador Sérgio Gonzaga fala sobre o programa Boas Práticas Agropecuárias, da Embrapa, e o zootecnista Stavros Platon Tseimazides traz à pauta as questões ligadas ao bem-estar animal. O pesquisador Danilo Sant’Anna faz a penúltima palestra da manhã, que trata dos aspectos produtivos e econômicos da produção pecuária no Bioma Pampa.

No encerramento do ciclo de palestras, os integrantes do Conselho Regulador da Apropampa explicam sobre o regulamento técnico, processos de registro e controles da Associação.

Durante a tarde, será realizada uma atividade de campo, com apresentação de uma área de campo nativo melhorado com novilhos em fase final de terminação.

Os interessados em participar do II Encontro Técnico da Apropampa podem se inscrever gratuitamente pelo e-mail sac@cppsul.embrapa.br ou pelos telefones (53) 3240-4654/4689. As vagas são limitadas.

O evento tem patrocínio da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI) do Governo do Rio Grande do Sul, da Embrapa, do Grupo Marfrig, do Senar/RS, e conta com o apoio da Emater/RS-Ascar.

Fonte: Rural de Bagé

Nenhum comentário:

Postar um comentário