Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

MÉTODOS DE CONSERVAÇÃO DO PESCADO

O pescado é um produto que se decompõe em um curto espaço de tempo e a velocidade de deterioração depende de vários fatores:
·         Temperatura
·         Método de Captura
·         Espécie de peixe trabalhada
·         Manuseio
A conservação do pescado tem por objetivo retardar o processo de deterioração e torná-lo disponível durante todo o ano em diversas localidades onde se faça presente o mercado consumidor.

Ø      RESFRIAMENTO
É o método mais simples de conservação.  Os peixes e o gelo devem ser armazenados em camadas alternadas de modo que um peixe não toque em outro nem nas paredes da caixa coletora.

Ø      CONGELAMENTO
Embora seja um dos métodos mais eficientes, é pouco utilizado para peixes de água doce pela necessidade de armazenamento em túnel de congelamento.

Ø      SALGA
Método utilizado para preservar o pescado através da penetração do sal no interior dos tecidos musculares, reduzindo a quantidade de água presente e inibindo a atividade bacteriana.

Ø      DEFUMAÇÃO
O pescado é submetido a um tratamento térmico de modo a perder toda a água contida nos tecidos e ao mesmo tempo receber partículas de fumaça que lhe conferem gosto, aspecto e proteção especial.

BENEFICIAMENTO
Inúmeras são as formas de beneficiar as espécies atualmente mais trabalhadas na piscicultura brasileira, destacamos entre elas:
Ø      Peixe Inteiro Eviscerado
Ø      Posta
Ø      Filé
Ø      Defumado
Ø      Fishburguer
Ø      Costelinhas
Ø      Patê
Ø      Salgado
Ø      Caldo, Almôndegas e Quibe.
Do peixe ainda podemos beneficiar as Peles através do curtimento, produzir a Farinha de peixe e extrair a Hipófise - glândula sexual utilizada no estímulo à propagação artificial de peixe de piracema.

COMERCIALIZAÇÃO
Os peixes podem ser comercializados "in natura" nas feiras livres ou diretamente para áreas de lazer e pesque-pague.
Quando beneficiado, o pescado pode ser comercializado junto a Bares, Lanchonetes, Restaurantes, Hotéis e Supermercados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário