Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Morte misteriosa de peixes Morte misteriosa de centenas de peixes no rio Pedrito em Rolim de Moura (RO)

Fonte: IPESQUE



A morte misteriosa de centenas de peixes no rio Pedrito tem preocupado os moradores da Linha 188, lado norte. O rio é o mesmo que corta dois frigoríficos de Rolim de Moura. Como se não bastasse o surgimento dos peixes mortos, dezenas de animais também têm morrido no entorno do mesmo rio.

De acordo com o pecuarista José de Jesus Lacerda (o Pingo), além dos peixes, 12 cabeças de gado já morreram de julho para setembro somente em sua propriedade.

“Esta não é a primeira vez que presenciamos tal fatalidade. Há alguns anos tínhamos o rio com águas límpidas, hoje ele é escuro e tem tirado a vida de centenas de animais. Alguém tem que tomar alguma providência”, ressaltou Pingo.

Preocupado com o fato de perder mais cabeças de gado, Pingo foi obrigado a isolar o acesso do gado ao rio, mesmo assim teme pelos vizinhos, que também têm enfrentado o mesmo problema. Segundo ele, acredita-se que algum dos dois frigoríficos localizados nas proximidades do rio seria o responsável pela mortandade.

Como temem o agravamento do problema, um grupo de moradores da região onde foi constatada as mortes informou que buscará ainda esta semana a ajuda da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) para que se inicie uma investigação nas áreas afetas. Pelo menos dez espécies de peixe já foram afetadas pela contaminação.


INQUÉRITO

De acordo com a funcionária da Sedam em Rolim de Moura, Luciene Paiva, técnicos da secretaria já deram início ao inquérito para desvendar as causas da morte. Segundo ela, no sábado uma equipe esteve no local coletando amostras da água que serão encaminhados para análise. Ela disse ainda que a Sedam também solicitou a vinda de especialistas da Capital para que seja diagnosticado se há falhas na forma de tratamento de água utilizada pelos dois frigoríficos.

Frigoríficos são procurados para esclarecimentos

O Diário procurou esclarecimentos dos frigoríficos Marfrig e o Alfa Carnes. Em visita ao Alfa Carnes na tarde da terça-feira, João Purita, um dos encarregados da empresa, demonstrou todo o processo de purificação da água, que passa por diversas lagoas de tratamento. Ele garantiu que não há irregularidades. “A empresa tem a preocupação de garantir o equilíbrio ambiental tomando todos as precauções com relação a água, cumprindo seu papel socioambiental, tendo técnicos e engenheiros ambientais qualificados para cuidar deste processo”, informou Purita.

Já o frigorífico Marfrig se negou a prestar qualquer esclarecimento sobre o processo utilizado para o despejo dos efluentes oriundos do Frigorífico.

Em 2010 um episódio semelhante ao que ocorre neste ano foi constatado em diversas Linhas do município, entre elas na 180, 192, 196 e 204. Na época um frigorífico foi condenado a pagar indenizações para dezenas de famílias afetadas, mas segundo informações tais indenizações ainda não foram pagas.

FONTE: IPESQUE

Nenhum comentário:

Postar um comentário