Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

A tal de Formatura




Estou aqui para descrever a sensação de ser formando. Imagino que não sou a única a me sentir ansiosa com o que está por vir. Tudo começa tão simples, lembro do primeiro dia de aula, primeira prova, prova de anatomia animal, como fiquei nervosa, pois não tinha idéia de como era uma prova de faculdade, tudo tão novo. Foi passando e passando, semestres e semestres, no primeiro ano de faculdade quando alguém me perguntava o ano de conclusão do curso, lembro que respondia que era só em 2010, tinha um vasto tempo pela frente, muitas coisas para aprender, muitos trabalhos, provas e muitos mates durante a aula. Pois é, agora estou aqui, faltam dois meses para a tão esperada formatura, que quanto mais chega perto, mais medo dá. Um dia me falaram que existe dois formandos.... O que sai da faculdade achando que sabe tudo e o que sai achando que não sabe nada. Não vem ao caso em qual me enquadro, mas penso que nenhum dos dois aos extremo é bom, pois um tem confiança demais e o outro não tem segurança sobre seu aprendizado. Acho que essas duvidas que surgem é porque saímos de simples estudantes acadêmicos para verdadeiros profissionais, responsáveis pelos seus atos.
É isso, chegou o tão esperado agosto de 2010, que venha contudo, que a colação seja ótima, o baile melhor ainda, e que todos que estão terminando essa etapa da vida sejam bons profissionais no futuro, inclusive eu.
Boa sorte à todos e sucesso.

Carine de Vargas Colpo - formanda agosto de 2010 em Zootecnia.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Influência da condição corporal na eficiência reprodutiva das ovelhas

Para obter índices reprodutivos satisfatórios é necessário avaliar as matrizes do rebanho quanto aos seus estados nutricional, reprodutivo e sanitário. A condição nutricional das matrizes influencia diretamente os demais, uma vez que animais bem nutridos apresentam maior imunidade e resistência a diversas enfermidades, possuem maior capacidade de expressar o potencial genético e incrementar os índices reprodutivos. Além disso, desbalanceamentos nutricionais podem provocar desordens metabólicas levando as ovelhas a falhas reprodutivas na estação de monta e durante a gestação, resultando em baixo desempenho reprodutivo e impactos negativos sobre a produtividade e lucratividade da criação.

Veja mais no site: http://www.farmpoint.com.br

quinta-feira, 20 de maio de 2010

A importância do ZOOTECNISTA

Espécie de peixe sem olhos é achada em MG


Esse estranho peixe da foto foi reencontrado em águas brasileiras por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Universidade de São Paulo (USP). O curioso animal, com o corpo quase transparente e sem olhos, já havia sido capturado em 1962, num poço em Jaíba, no norte de Minas Gerais. Desta vez, o peixe que foi considerado extinto reapareceu em outro poço mineiro.

A fim de saber mais sobre esse animal albino, o pesquisador Cristiano Moreira, da Unifesp, e sua equipe resolveram conversar com moradores que vivem perto do local onde o peixe foi visto pela primeira vez. E descobriram que ele já havia sido observado nadando muitas vezes em poços comuns que têm contato com o aquífero da região.

“Este foi um dos problemas que tivemos para encontrar o peixe, pois a maioria dos poços abertos que poderíamos acessar para coletar ou colocar armadilhas estavam secos”, disse.

Para fisgar os peixes, eles colocaram armadilhas em áreas mais abertas e conseguriam capturar 34 peixes da espécie, classificada como Stygichthys typhlops .

A descoberta vai permitir aos pesquisadores uma melhor compreensão desse estranho animal, que ainda é desconhecido e está em extinção.

“Morfologicamente, o Stygichthys é muito diferente de qualquer outra do grupo”, disse Moreira, que considera esses peixes como uma “relíquia“.

Keila


Fonte: Blog Revista Globo Rural

Sebrae e confederação de apicultores lançam campanha para estimular consumo de mel


O Sebrae e a Confederação Nacional de Apicultura (CBA) lançam nesta quarta-feira (19/05) a campanha nacional 'Meu dia pede mel'. O objetivo é incentivar o consumo do produto e apresentá-lo como alimento natural e fonte pura de energia.

O presidente da CBA e da Câmara Setorial de Apicultura, José Cunha, afirma que a meta no primeiro ano de campanha é ampliar o consumo do mel em 10% e, no segundo ano, em 15%. Os brasileiros consomem 128 gramas de mel por ano, bem menos do que nos Estados Unidos, onde a média é de 1,5 quilos por pessoa ao ano.

A divulgação será feita em rádios, canais de TV, internet e em feiras locais, por meio de carros de som, além da distribuição de folders explicativos. A ação é resultado de convênio de cooperação técnica firmado entre as duas instituições em 2009. O lançamento será feito no 18º Congresso Brasileiro de Apicultura, que será realizado esta semana, em Cuiabá.

Auxílio aos apicultores

Além de divulgar o produto para ampliar o consumo, a campanha prevê a capacitação para os apicultores. “Eles precisam estar preparados para atender ao aumento da demanda, com quantidade e qualidade. Temos capacidade para produzir 200 mil toneladas por ano”, afirma Cunha. Atualmente, o Brasil produz apenas 50 mil toneladas anuais.

“Precisamos mudar a ideia de que o mel só serve para fazer remédio. O alimento pode ser amplamente explorado na culinária, como no tempero de carnes, preparo de molhos doces e salgados e coberturas”, afirma o coordenador nacional de apicultura do Sebrae, Reginaldo Rezende.

Fonte: site Globo Rural

Commodities

A palavra tem origem no termo commodity em inglês que significa basicamente mercadoria. Commodities são produtos básicos, bens comerciáveis, homogêneos e de amplo consumo, que podem ser produzidos e negociados por uma ampla gama de empresas. Podem ser produtos agropecuários, como boi gordo, soja, café; minerais, como ouro, prata, petróleo e platina; industriais, como tecido 100% algodão, poliéster, ferro gusa e açucar; e até mesmo financeiros, como as moedas mais requisitadas (dólar e euro), ações de grandes empresas, títulos de governos nacionais, etc.

O que torna as commodities muito importantes na economia é o fato de que, embora sejam mercadorias primárias, ou minimamente industrializadas possuem “negociabilidade” global. Isto ocorre em bolsas de mercadorias, portanto seus preços são definidos em nível global, pelo mercado internacional de acordo com fatores de oferta e demanda. Por este motivo são suscetíveis a oscilações nas cotações de mercado, em virtude de perdas e ganhos nos fluxos financeiros no mundo.

Em geral, as commodities são produzidas em grandes quantidades por um vários produtores/empresas. Não apresentam diferenciação e por isso apresentam baixo valor agregado, marca de referência ou serviço que as diferenciem.

Basicamente, são negociadas em duas formas: mercado à vista e futuro (fecha-se já um contrato para entrega/pagamento futuro), e nas Bolsas de Mercadorias, são negociadas em quantidades padrões: por exemplo, na BM&F o dólar é negociado em contratos de US$ 10.000 e o café em contratos de 100 sacas de 60 Kgs.

Os principais tipos de commodities são:

Agrícolas. Ex. café, trigo, soja, milho, açúcar, farelo de soja;

Minerais. Ex. ouro, petróleo, ferro, alumínio.

Financeiras. Ex. dólar, euro, real, índices futuros.

Ambientais. Ex. créditos de carbono, condições climáticas médias em regiões do planeta.

Recursos energéticos. Ex. energia elétrica

Químicas. Ex. ácido sulfúrico, sulfato de sódio, fertilizantes.

O Brasil é um grande produtor e exportador de commodities. As principais commodities produzidas no país são: petróleo, café, suco de laranja, minério de ferro, soja e alumínio. O fato de atuar como importante produtor e exportador de commodities é positivo ao país, porém há uma dependência evidente ante aos preços praticados internacionalmente. Em períodos de crescimento econômico, implicando em demanda firme, os preços sobem e as empresas/produtores obtém boas margens de lucro. No entanto, em cenário oposto, a economia do país sofre problemas sérios.

Existem várias bolsas de negociação de commodities ao redor do globo como a CBOT/CME em Chicago, a NYBOT/ICE em Nova York, a KCBT em Kansas City, a LME em Londres. No Brasil, os negócios concentram-se na BM&F, Bolsa de Mercadorias e Futuros, que recentemente fundiu-se com a Bovespa. A BM&F/Bovespa tem como objetivo o desenvolvimento e a administração de sistemas destinados à negociação e à liquidação de operações com títulos e derivativos que tenham como objeto ou possuam como referência ativos financeiros, índices, indicadores, taxas, mercadorias, moedas, preços de energia, transportes, commodities ambientais e climáticas, nas modalidades à vista e de liquidação futura.

Fonte: XP Investimentos adaptado de Wikipédia, Tribuna Impressa e BM&F/Bovespa.
Retirado do site: http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=44200

terça-feira, 4 de maio de 2010

Novas regras para produção de farinhas para alimentação animal


O texto traz também as regras para registro e comércio desses produtos, fabricados por estabelecimentos que processam resíduos “in natura”, não comestíveis, de animais (carne, peixe e ossos). “A regra também é para aqueles que produzem farinhas e utilizam resíduos já processados por empresas”, explica o chefe substituto do Departamento de Fiscalização de Insumos Pecuários (DFIP) do Ministério da Agricultura, Adauto Lima Rodrigues.

A partir de agora, se a produção for comercializada interestadual ou internacionalmente, no todo ou em parte, a indústria só poderá funcionar com o registro no DFIP. Comércio municipal ou intermunicipal deve ser registrado em órgão competente das secretarias ou departamento de Agricultura dos estados, territórios e Distrito Federal. Já o registro de farinhas e produtos gordurosos fabricados com resíduos não comestíveis de animais, deverá ser feito no órgão em que o estabelecimento estiver registrado.

Ficam dispensados da obrigatoriedade de registro junto ao Ministério da Agricultura as farinhas e os produtos gordurosos de origem animal registrados em órgãos das secretarias ou departamentos de Agricultura dos estados e Distrito Federal. A comercialização desses produtos só poderá ser realizada com a apresentação de certificado sanitário, que deve ser arquivado no estabelecimento por um ano.

As instituições que já exercem atividades previstas nesta Instrução Normativa têm até 12 meses, a partir de sua publicação, para se adequarem às exigências estabelecidas.
Fonte: http://www.portaldoagronegocio.com.br/conteudo.php?id=36968

CONNAN realiza curso de nutrição animal em Uberaba/MG


A CONNAN – Companhia Nacional de Nutrição Animal participa da terceira edição do Curso teórico-prático de Manejo Racional de Bovinos de Corte: Boas práticas no Curral, promovido pela Fazenda Mundo Novo - Nelore Lemgruber, Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal (ETCO) e a BEA – Consultoria e Treinamentos. As aulas acontecem no período de 27 a 29 de maio, na Fazenda Mundo Novo, em Uberaba (MG).

O médico veterinário, PhD e gerente técnico da CONNAN, Edmar Conceição de Freitas, que abordará o tema Nutrição, Bem-Estar e Produção Animal, explica que o foco da pesquisa é o efeito da nutrição no bem-estar animal e a importância de fornecer nutrientes nas quantidades adequadas, para minimizar os efeitos do estresse nutricional e permitir que os mesmos expressem seu potencial de produção. ”Alimentar corretamente os animais promove a manutenção da saúde e melhora a resposta imune, prevenindo a ocorrência de doenças. Em geral o maior estresse que os bovinos sofrem em condições de pasto é o nutricional”, reforça Freitas.

José Luiz Bianchi, gerente comercial da empresa, afirma que “a CONNAN participa e fomenta cursos dessa natureza por entender que a qualificação de mão de obra tem papel fundamental na obtenção do bem-estar animal, proporcionando melhores resultados ao produtor, aos animais e àqueles que os manejam”.

Voltado para o treinamento e aperfeiçoamento de profissionais do setor pecuário, como vaqueiros, técnicos, capatazes e pecuaristas, o curso tem como objetivo mostrar aos participantes que a adoção de um manejo racional e eficiente promove a melhoria do bem-estar dos animais, melhores condições de trabalho, diminuição das perdas e maior produtividade.

As inscrições e outras informações podem ser obtidas no site www.grupoetco.org.br e pelo telefone (16) 3202-3430.

Informações adicionais sobre a CONNAN: www.connan.com.br ou (15) 3363 9800.
Fonte: http://www.portaldoagronegocio.com.br/conteudo.php?id=38110